Estudantes podem se hospedar na Nova Zelândia em diversos tipos de acomodação, e é sobre isso que falaremos a seguir. Acompanhe!
Visto para estudantes
Ao desembarcar no país, é necessário informar o seu objetivo de estadia, seja para estudar, trabalhar ou passar (turista). Além disso, é obrigatório dizer onde fica o seu endereço de residência naquele país.
Abaixo explicaremos os tipos de acomodação, para você ver qual se encaixa melhor no seu perfil e nas suas condições financeiras.
Homestay
Homestay, ou casa de família, é uma das melhores opções de hospedagem para o estudante que passará um tempo na Nova Zelândia. São diversos os benefícios, como:
-obrigação de praticar o novo idioma com a família que o hospedou;
-formação de vínculos de amizade com os moradores da residência;
-aprendizado de uma nova cultura e dos hábitos de um país diferente do seu;
-respeito às regras e horários estabelecidos pelos proprietários da residência, que será vantajoso pelo crescimento e amadurecimento pessoal.
Na casa de família, você será um morador, não um hóspede. Portanto, provavelmente será acordada a realização de algumas tarefas, como lavar a louça e cuidar da roupa, já que o valor do aluguel cobre apenas alimentação e hospedagem no quarto, que poderá ser individual ou compartilhado com outros estudantes.
São casas cadastradas na escola e autorizadas pelo governo kiwi, portanto são pessoas habituadas a lidar com estrangeiros. É uma acomodação confortável e segura, que proporciona uma experiência incrível.
Student Residence
Se você não quiser morar em casas de família, outra opção são as residências estudantis. Elas são formadas por estudantes de diversas nacionalidades, com hospedagem que inclui quarto compartilhado ou individual, e as outras dependências geralmente são de uso comum (cozinha, principalmente, já que o banheiro pode fazer parte do quarto).
O mais comum é o quarto compartilhado por dois ou três estudantes, com banheiro (separado por gênero) e cozinha compartilhados com outros quartos. É indicado para estudantes independentes, habituados a cozinhar a sua própria comida e cuidar da sua roupa.
Elas são semelhantes a albergues, contudo são formadas apenas por estudantes. Sendo assim, também incluem facilidades comuns aos hóspedes, como máquinas de lavar que funcionam com moedas, acesso à internet, recepção 24 horas, sala de tevê e estacionamento. Pode haver também academia, piscina, sala de jogos, etc.
Por ser uma acomodação mais em conta que as casas de família, as residências estudantis são mais concorridas.
Flatmates
Também conhecidos como roommates, são colegas de apartamento. Isto é, pessoas que dividem a habitação com amigos, e também as despesas comuns da residência.
Assim, é comum uma pessoa alugar uma moradia com vários quartos, e oferecê-los a outras pessoas mediante o pagamento de aluguel, luz e água, ficando a alimentação a cargo de cada morador ou conforme combinado.
Em algumas cidades neozelandesas, como Auckland, é comum encontrar esse tipo de acomodação, inclusive com brasileiros se organizando para locar um apartamento. Contudo, para alugar uma moradia tendo visto de estudante, pode ser um pouco complicado. O mais fácil é você procurar nos murais estudantis e descobrir anúncios por colegas de apartamento.
Outras opções de hospedagem
Outras opções, menos comuns a estudantes, são hostel e bed and breakfast. No primeiro, que também é conhecimento com albergue, são oferecidos conforto e limpeza por um preço acessível. Porém, na maioria das vezes os estudantes preferem se hospedar em residências estudantis, que são albergues específicos.
Bed and breakfast é a modalidade de hospedagem que oferece uma ou duas noites de hospedagem e café da manhã, sem as outras refeições. É indicado para casais ou família, pelo fato de o preço compensar para duas ou mais pessoas.
Qual é a sua preferência? Opções de acomodação na Nova Zelândia não faltam!