No Brasil, o futebol é, de longe, o esporte mais praticado. Contudo, se você pretende passar uma temporada na Nova Zelândia e é apreciador da prática de esportes, seja por lazer ou para manutenção da forma física, conheça os esportes mais populares por aqui.
Rúgbi
Assim como o Brasil é considerado o país do futebol, a Nova Zelândia é o país do rúgbi. Não tem como falar de um ser pensar no outro, e o esporte é praticamente uma religião por aqui.
Há algumas modalidades de rúgbi, porém os neozelandeses só consideram a verdadeira aquela onde há quinze jogadores de cada lado. As outras não são aceitas como rúgbi de verdade, essa é a oficial (Union).
Rúgbi League
Como citamos, há algumas versões para o esporte mais praticado na Nova Zelândia, e uma delas é o Rúgbi League. Nessa modalidade, o campo é menor, assim como o número de jogadores (treze), e as regras também possuem variações.
É como se fosse uma mescla do rúgbi oficial com o futebol americano. Como você pode perceber, mesmo não sendo o Rúgbi Union, é o segundo esporte mais praticado no país, e é amplamente difundido na Austrália, onde muitos kiwi residem.
Sevens
Outra modalidade de rúgbi, esporte também conhecido como Rúgbi Sevens. São apenas sete jogadores de cada lado, com duração de dois tempos de sete minutos cada, e é a diversão do neozelandês ao final da temporada oficial de rúgbi.
Por ser um esporte praticado em apenas quinze minutos, campeonatos podem começar e terminar em apenas alguns dias. Esta modalidade foi apresentada nas Olimpíadas de 2016, no Brasil.
Críquete
Apesar de ser amplamente popular na Índia e no Paquistão, o críquete também é apreciado em outros países de diversos continentes, como a Nova Zelândia.
É um esporte que se assemelha ao beisebol pelo fato de haver bastão e bola, mas, fora isso, as regras são bem diversas. E pelo fato de as temporadas de rúgbi e críquete serem em épocas diferentes do ano, a população kiwi costuma acompanhar as duas com regularidade.
Netball
Quem observa um jogo de netball, pode achar que é o basquete praticado no Brasil, e realmente há semelhanças. Afinal, o objetivo é fazer uma cesta, contudo no netball não há uma tabela, apenas um aro suspenso.
É jogado com uma bola que se parece com a do vôlei, e praticado quase que exclusivamente por mulheres. O esporte também é bastante popular na Austrália, e há uma disputa entre os países por conta disso.
Bowl
Se você conhece a bocha, saiba que o bowl é semelhante a ele. Não é tão popular quanto o rúgbi e o críquete, principalmente, mas é bastante praticado na NZ.
O objetivo é o mesmo da bocha, ou seja, levar a sua bola o mais próximo possível de outra menor, mas costuma ser praticado em locais gramados, com bolas levemente achatadas nas laterais.
Por não exigir muito esforço físico, o bowl também é bastante praticado por idosos, assim como a bocha.
Vela
Especialmente na cidade de Auckland, a vela é um dos esportes amplamente praticados. Afinal, o local favorece a prática desse esporte, com suas marinas e condições perfeitas para a prática.
Portanto, se você pretende permanecer na cidade e é fã de iatismo, windsurf e esportes semelhantes, encontrou o paraíso da vela em Auckland.
Esportes radicais
Por todo o país você também poderá encontrar opções de esportes radicais, como bungee jump, paraquedismo, rapel, escalada e rafting.
E no inverno, principalmente nas cidades onde o frio é rigoroso, os esportes que predominam são esqui e snowboard.
Qual é o seu preferido?