Todos que querem vir para a Nova Zelândia, possuem esta duvida: O que incluir no meu currículo? Com isso a Brazilkiwi anotou algumas informações úteis para te ajudar a entender. Caso você ainda tenha dúvida, nós podemos fazer uma consultoria e a criação do seu CV.
CV e carta de apresentação
Os empregadores da Nova Zelândia desejam apenas ver informações relevantes em seu currículo. Eles não precisam de uma lista de todos os trabalhos ou cursos que você já fez.
Os empregadores estão mais interessados em:
– habilidades técnicas e pessoais
– experiência de trabalho
– qualificações e educação
– experiência comunitária e voluntária.
Eles também gostam de ver algumas evidências de como você aplicou suas habilidades.
É melhor incluir apenas detalhes relevantes de suas habilidades e experiência e dar breves exemplos de como você usou suas habilidades no passado.
Empregados anteriores
Os empregadores locais podem não estar familiarizados com as organizações para as quais você trabalhou no exterior. Ajuda se você incluir uma breve descrição das organizações que listou em seu currículo, como:
– o número de funcionários
– a localização
– um link de site para que possam obter mais informações, se necessário.
O site careers.govt.nz oferece dicas sobre como escrever um currículo para empregadores na Nova Zelândia.
Lacunas de tempo sem informação
É muito importante preencher os espaços de quando você não estava trabalhando formalmente, pois “gaps” de tempo em branco pode gerar dúvida em relação a você. Pode levantar o questuonamento: o que este candidato estava fazendo entre 2001 e 2003? Estava estudando? estava fazendo somente trabalhos casuais? Ou pior: Será que estava preso?
Cause uma boa impressão
É importante causar uma boa impressão de si mesmo como um funcionário em potencial, mas não parecer muito orgulhoso de suas realizações.
Muitas pessoas cometem o erro de escrever um currículo e usá-lo em todas as candidaturas de empregos. Os empregadores da Nova Zelândia esperam que você ajuste seu currículo para se adequar a cada trabalho, de modo que destaque as habilidades que são relevantes para o trabalho.
Cartas de apresentação
A maioria dos empregadores da Nova Zelândia espera uma carta de apresentação com seu currículo quando você se candidata a um emprego. Uma carta de apresentação é um “argumento de venda” sobre por que você acha que é ideal para o trabalho.
Sua carta de apresentação deve:
– apresente-se brevemente
– delineie suas principais habilidades e experiências relevantes
– argumentar por que você é a pessoa certa para o trabalho específico.
Assim como o seu currículo, ele deve se concentrar em detalhes que sejam relevantes para o emprego para o qual você está se candidatando e deve ser breve – não mais do que 1 página.
Use um estilo formal e persuasivo ao escrever uma carta de apresentação. É uma boa ideia ter uma carta genérica que você possa ajustar para corresponder à descrição do trabalho para o qual está se candidatando.
Suas qualificações
Lembre-se de trazer suas qualificações com você para a Nova Zelândia. Se você estiver enviando-os com um aplicativo, envie uma cópia. Mantenha os originais em segurança e obtenha cópias feitas e certificadas. Se você estiver na Nova Zelândia, um Juiz de Paz (JP) pode certificá-los.
Recursos úteis
O site careers.govt.nz possui muitos recursos que podem ajudá-lo a fazer um CV e uma carta de apresentação no estilo da Nova Zelândia. Existe material para ajudá-lo:
– entender as partes de um currículo
– aprenda como incluir habilidades transferíveis em seu currículo
– aprender a escrever uma carta de apresentação
– preencher formulários de candidatura a empregos.
Photos By
C Technical / By charliepix / By George Milton / By Maddy Freddie from Pexels