Aotearoa é o nome Maori da Nova Zelândia, que significa a terra da longa nuvem branca.
É provável que os primeiros exploradores do oceano Maori, em busca de novas terras para colonizar, tenham dado às ilhas esse nome, já que nuvem significava a presença de terras à distância.
Aqui estão algumas coisas pelas quais Aotearoa é famosa e onde no país encontrá-las, incluindo alguns fatos mais interessantes sobre a Nova Zelândia.
-
Manuka Honey
O mel de Manuka é produzido por abelhas que buscam alimentos nas flores da árvore Manuka, uma árvore muito especial que só cresce na Nova Zelândia. Pesquisadores e médicos descobriram que o mel de Manuka tem propriedades curativas bioativas. Foi descoberto que é eficaz para estimular o sistema imunológico do corpo, curar feridas, tratar infecções de pele, dores de garganta e problemas digestivos, entre outras coisas. Algumas celebridades atribuem sua grande compleição ao mel manuka.
Você pode adquirir mel de Manuka em qualquer lugar da Nova Zelândia, ele pode ser encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais e lojas para turistas.
O mel de outros países é extremamente proibido aqui na Nova Zelandia, para eviatr contaminações de pestes que podem acabar com as abelhas locias.
Na Ilha do Norte, três fazendas de mel que oferecem passeios educativos para os interessados. Estes estão em Tauranga, Taupo e Warkworth (1 hora ou menos de carro de Auckland).
-
Sheep
Um fato interessante sobre a Nova Zelândia é que ela abriga 29 milhões de ovelhas (de acordo com estatísticas de 2015) e cerca de 4,6 milhões de pessoas. São 6 ovelhas por pessoa (e costumava ser muito mais), e a razão para as muitas piadas sobre ovelhas feitas sobre os neozelandeses.
As fazendas de ovelhas estão em toda a Nova Zelândia, mas a Ilha do Sul, com suas paisagens mais secas e acidentadas, as estações altas são uma rica história na criação de ovelhas. Principalmente a Bacia do Mackenzie. Nomeado em homenagem a um pastor escocês desonesto que pastoreava ovelhas roubadas na década de 1850, Mackenzie Country é conhecido por sua indústria de lã e ovelhas merino.
Várias fazendas de ovelhas na área dão as boas-vindas aos turistas para desfrutar de uma autêntica experiência agrícola em meio a este cenário espetacular.
-
Wine
A Nova Zelândia possui mais de 10 regiões vinícolas e várias sub-regiões espalhadas principalmente ao redor da costa leste das Ilhas do Sul e do Norte. Cada região tem seus solos e condições climáticas distintas que criam uma grande variedade de vinhos da Nova Zelândia para degustação.
A Nova Zelândia é mais famosa por seu Sauvignon Blanc e, mais recentemente, por Pinot Noir. Os vinhos da Nova Zelândia são mundialmente conhecidos e quase 90% do vinho produzido na Nova Zelândia é exportado.
Marlborough, Martinborough e Hawks Bay são talvez as regiões vinícolas mais famosas do país. Outras regiões vinícolas de destaque incluem Northland, Auckland, Waikato / Bay of Plenty, Gisborne, Wairarapa, Nelson, Canterbury / Waipara e Central Otago.
-
Lord of the Rings
A Nova Zelândia tornou-se conhecida como “Terra Média” desde o lançamento das trilogias de filmes
“O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”. O cenário diverso e espetacular que serviu de pano de fundo para esses filmes épicos atrai visitantes de todo o mundo para conhecer os locais por si próprios.
Hobbiton em Matamata é um destaque e é o único cenário que ainda está intacto, mas há cenários dos filmes de todo o país.
-
Kiwifruit
Outro fato sobre a Nova Zelândia é que se você disser a um neozelandês que gosta de comer kiwi, você estará dizendo que a população come a ave que não voa, que está em extinção, e que é o ícone do país.
Isso não será bem recebido, pois os neozelandeses (também conhecidos como Kiwis) protegem seu pássaro nacional.
Os neozelandeses chamam a fruta de “kiwifruit” e, de fato, os pássaros kiwi e os kiwis são semelhantes na aparência; arredondado, marrom e difuso.
O kiwifruit é uma das principais exportações de produtos hortícolas da Nova Zelândia. O kiwifruit é originário da China e foi desenvolvido em um produto comercial por pomares da Nova Zelândia que começaram a exportar a fruta para o mundo na década de 1950.
A Bay of Plenty é um país com frutas Kiwi e é o melhor lugar para fazer um tour por uma fazenda de Kiwis.
É muito importante lembrar: Kiwifruit é a fruta, Kiwi é o passáro e também os neozelandeses que sao carinhosamente apelidados assim.
-
Rugby
Os All Blacks tornaram a Nova Zelândia famosa pelo rugby e os Kiwis são apaixonados pelo jogo.
O rúgbi é um fato da vida da Nova Zelândia e é jogado em todos os níveis, do ensino fundamental ao internacional.
A melhor maneira de sentir o gostinho do espírito do rúgbi da Nova Zelândia enquanto estiver em Aotearoa é ir a um jogo de rúgbi e experimentar a atmosfera emocionante da arquibancada.
Você precisará visitar os sites do All Blacks, da New Zealand Rugby Union e da New Zealand Rugby League para verificar as datas dos jogos.
Se você não pode ir a um estádio para assistir a um jogo, vá a um pub ou bar de esportes, certamente haverá uma exibição de um jogo, uma ótima atmosfera e é uma ótima maneira de absorver um pouco da cultura Kiwi.
Outra maneira de absorver um pouco do espírito do rúgbi da Nova Zelândia é caminhando na grama de um dos estádios icônicos da Nova Zelândia. As excursões podem ser organizadas entrando em contato diretamente com os estádios. Além disso, confira o Museu do Rugby em Palmerston North.
-
Haka
Se você já assistiu a um jogo do All Blacks, sabe como é o haka. Haka é uma dança de guerra tradicional ou desafio que é parte integrante da cultura Maori. Haka foi originalmente realizado antes de uma batalha para intimidar o inimigo e também é usado como parte de cerimônias de boas-vindas e outros eventos especiais.
O Haka é realizado pelas equipes de rúgbi da Nova Zelândia e de outras nações do Pacífico no início das partidas.
O melhor lugar para experimentar Haka é em Rotorua, o centro cultural Maori da Nova Zelândia. Rotorua é a primeira cidade bilíngue da Nova Zelândia, com muitos residentes falando as duas línguas oficiais da Nova Zelândia (Inglês e Te Reo Maori). Aqui você pode assistir a um show cultural e até aprender o básico das artes performativas Maori.
Espero que tenham gostado. Deixe seu comentário e sugestões do que você deseja ficar sabendo sobre a nova Zelândia