Quando um estrangeiro pretende ingressar na Nova Zelândia, seja de forma temporária ou definitiva, ele precisa tirar um visto. Mas existem diferentes tipos de vistos para cá, e você os conferirá a seguir.
Visto de turista
Com um visto de turista, expressa-se o desejo de conhecer o país (também pode estudar aqui, quem o consegue). Assim, a permanência é liberada por três meses (noventa dias), mas não se pode trabalhar na Nova Zelândia quem possui o visto de turista.
Brasileiros não precisam solicitar o visto de turista com antecedência, sendo possível a solicitação na chegada ao país. É preciso apenas que se apresente o passaporte e o motivo para a permanência temporária na NZ, ainda no aeroporto.
Lembrando que, a partir de 1 de Outubro de 2019, a solicitação e pagamento de taxa NZeTA será obrigátoria. Para saber mais sobre isso, clique aqui.
Se você vai estudar, recomenda-se apresentar o comprovante de inscrição do curso e também o endereço de moradia, bem como data de retorno ao Brasil. Talvez seja preciso exibir comprovante de renda para o período de intercâmbio (pelo menos NZ$1000,00 mensais), então é recomendável exibir cartões de crédito, débito ou dinheiro, bem como seguro viagem para a estadia.
Visto de estudante
Como citamos acima, com um visto de turista é possível permanecer na Nova Zelândia por noventa dias, para passear e/ou estudar. Contudo, se a sua permanência por aqui, como estudante, for superior a três meses, é obrigatório ter visto de estudante.
Ao contrário do visto anterior, este você deve solicitar ainda no Brasil, pelo sistema online de imigração da Nova Zelândia. Para solicitá-lo, é necessário:
-estar matriculado em curso de inglês com duração mínima de catorze semanas;
-ou estar matriculado em curso de diploma, graduação, pós graduação, mestrado ou doutorado na Nova Zelândia.
Todos os cursos devem ser reconhecidos pela NZQA (New Zealand Qualification Authority), órgão de certificação de cursos da NZ.
Visto de trabalho
Enquanto durar o seu curso, o brasileiro também pode trabalhar por 20 horas semanais. Todavia, é preciso que o seu curso de Inglês tenha duração igual ou superior a catorze semanas, e que a escola esteja certificada na categoria 1.
Para que a permissão de trabalho seja concedida nas demais categorias de cursos, regras gerais variam e se aplicam de formas diferentes. Diplomas, devem ter minimo de 30 semanas e 120 créditos. Não é qualquer curso que te dará a permissão de trabalho, fique atento a isso. Estas condições e permissões de trabalhos serão concedidas junto a sua solcitação de visto de estudante ainda no Brasil.
Além da condição de trabalho, tem também os benefícios extendidos a família e pós estudos que são bem complexos e vale a pena conversar com quem entente. Para saber mais detalhes, entre em contato com a BRKW.
Custo dos vistos para a NZ
O valor da taxa consular para obtenção dos vistos de estudo e trabalho na Nova Zelândia são NZ$330,00 cada, equivalente a aproximadamente R$875,00. Lembrando este valor é somente da taxa da Imigração, e NÃO é reembolsado em caso de visto negado.
Custos extras irão envolver:
-tradução juramentada de documentos;
-exame médico obrigatório (Raio X do torax para que vai ficar de 6 meses a 1 ano e exames médicos completos para quem vai ficar mais de 1 ano);
-pagamento do despachante ou Immigration adviser
Mudança de status de visto
Uma dúvida comum a quem procura ingressar na Nova Zelândia: é possível mudar meu status de visto enquanto estiver naquele país?
Sim! Se você possui visto de turista, pode solicitar o visto estudo ou de trabalho. Contudo, é recomendável iniciar o processo em torno de 60 dias antes do seu retorno previsto, mesmo prazo que sugerimos para renovação do visto atual. Não deixe para a última hora! Está com dúvida? Procure a BRKW e nós podemos sugerir o melhor caminho pra você.
Por que escolher a Nova Zelândia
Se você deseja passar um período na Nova Zelândia, seja para estudar, passear ou trabalhar, escolheu um excelente local para seu intuito. Sua qualidade de vida melhorará no momento emq ue descer do avião. Suas paisagens exuberantes e unicas vão fazer você se apaixonar no primeiro instante.
A NZ é bastante procurada por brasileiros que desejam melhorar o seu inglês porque o custo/benefício é superior ao de outros países. Por exemplo, é 30% mais barato do que fazer intercâmbio para Estados Unidos ou Inglaterra.
No que se refere à qualidade de vida, a Nova Zelândia é um dos melhores países para se viver. Ela é abundante em recursos naturais, e seu índice de violência é extremamente baixo. Moderna e desenvolvida, a NZ tem como prioridade a qualidade de vida para todos os seus habitantes, sem exceção.