Se você pretende estudar e trabalhar na Nova Zelândia, não deve perder a leitura do artigo abaixo. Nele, explicaremos tudo o que você precisa saber para conseguir trabalho por aqui e prover sustento enquanto desfruta de uma nova cultura e de muito conhecimento no exterior.
Como conseguir trabalho na Nova Zelândia?
Os intercâmbios estão cada vez mais comuns, para diversos países, e para a Nova Zelândia não é diferente. Sendo assim, a pergunta feita acima, que abre o primeiro tópico de nossa explanação, é bastante comum.
É possível conseguir emprego aqui na NZ, inclusive facilmente, para algumas pessoas. Já surgiu de acontecer na primeira semana de intercâmbio, mas por vezes se passa o período de três meses e nada de trabalho.
Qual é o segredo, então? Depende do interesse e dedicação na busca por um emprego, e também do seu nível de inglês e de interação com as pessoas.
A permissão de trabalho na Nova Zelândia
É possível trabalhar na Nova Zelândia, contudo é primordial informarmos as condições para que um estrangeiro tenha permissão de trabalho por aqui. São elas:
-estudar por pelo menos 14 semanas, de forma integral. As aulas costumam ser ministradas entre as nove e quinze e trinta, e também a partir das dezessete, em cursos noturnos;
-os cursos devem acontecer em escolas do tipo 1, isto é, categorias selecionadas pelos órgãos responsáveis pela imigração na Nova Zelândia.
Sendo assim, é possível que um estudante trabalhe até vinte horas semanais, com remuneração feita por hora e pagamento semanal. O salário-mínimo, atualizado em maio de 2019, é de NZD$ 17,70, e dependendo da função exercida, o trabalhador pode receber até NZD$ 30,00 por hora.
Programa Job Club
Se você possuir visto de estudante com as condições que mencionamos acima, pode trabalhar na Nova Zelândia. Empregar alunos que procuram trabalho não é responsabilidade da escola nem de programas de intercâmbios, é totalmente do imigrante, contudo as escolas podem auxiliar você nessa busca, pelo programa Job Club.
O programa Job Club, oferecido por algumas escolas, fornece assistência ao estudante que deseja preparar um bom currículo, além de oferecer matérias escritas em inglês, para facilitar sua interação com o idioma, especialmente para as entrevistas.
Alguns locais são mais fáceis de conseguir trabalho do que outros, veja:
-serviços em hotéis nas principais cidades turísticas, primeiramente como house keeping, ou seja, serviço de limpeza durante a semana e principalmente nos finais de semana. É ideal para quem não possui fluência no idioma. Se você possui, pode tentar funções administrativas e também como recepcionista;
-serviços em backpackers, que são acomodações mais despojadas, que normalmente recebem mochileiros. Se você não possuir acomodação, pode trabalhar em troca da moradia, contudo é uma modalidade que também pode ser remunerada (onde somente se trabalha, sem hospedagem); ***Regras se aplicam
-atendimento em cafés e restaurantes, especialmente porque os neozelandeses adoram tomar um bom café. Se você desejar se especializar como barista, há um curso de duas semanas, e também há a possibilidade de ser garçom, de acordo com o nível de inglês;
-dependendo do período em que você estiver na Nova Zelândia, pode haver trabalho nas fazendas, especialmente na colheita de maçãs, uvas e kiwi. A maior procura neste setor é o inverno, ou seja, a partir de julho;
-construção civil e outras áreas: o setor de construção civil ampliou bastante na NZ, principalmente para aplicação de massa corrida e pintura. Contudo, empregos mais comuns também ocorrem nos setores de panificação, supermercados, postos de gasolina, empresas de ônibus e estabelecimentos como spa e cassino.
De modo geral, quém já conversou comigo em uma consultoria, sabe o que eu falo sobre conseguir emprego e oportunidades aqui na “Nilzila”.
Não existe a palavra fácil, mas existe a palavra possível e é necessário ser “agressivo”no mercado de trabalho, pois empregos não vão cair na sua cabeça quando você chegar aqui, você precisa mesmo correr atrás da sua oportunidade.
Aqui outros posts relacionados com dica de como fazer seu CV e links úteis de Agências de empregos e sites governamentais com dicas quentissimas:
Encontrar e se canditar a empregos na Nova Zelândia