“A Nova Zelândia é um bom lugar para guardar dinheiro?”, esta é uma pergunta que muitos brasileiros costumam fazer. E para ser sincera, a resposta para esse questionamento eu não sei, porque existem muitas variáveis. O quanto você vai ganhar depende da cidade onde você vai morar, do seu inglês e principalmente da área de atuação que você vai escolher.
Custo de vida
O que eu digo é que o custo de vida na Nova Zelândia é alto. Separe metade do seu salário para o aluguel e a outra metade para alimentação, transporte, higiene pessoal, água, luz, internet e claro, diversão! Aqui, na maioria dos empregos, o pagamento é feito por semana e o aluguel também é pago semanalmente. Para você ter uma ideia, o salário mínimo na Nova Zelândia é: NZ$15,75 a hora (2017) o que faz um salário bruto mensal de NZ$2,520.00 trabalhando 40 horas semanais. A taxa de imposto nesta faixa de salário é de 17,5% retidos em fonte e sem direito a reembolso. (Se tem dúvida sobre reembolso, leia o artigo Tax Refunds).
Vida de estudante
Se você, assim como muitos brasileiros, aplicou o Student Visa, só poderá trabalhar 20 horas semanais, com isso receberá por mês, em média NZ$1200. Há uma estimativa que estudantes internacionais em Auckland gastam em média entre NZ$ 200 e 250 dólares por semana, mas como já falamos, isso depende do bairro onde você vai morar (centro é mais caro), o quanto você gasta, transporte, internet, alimentação. Aqueles que conseguem empregos em cafés e restaurantes costumam economizar com alimentação, porque comem no trabalho (essa é uma boa dica). Tudo depende da sua organização, planilhas de custos sempre são bem-vindas nestas horas.
Os melhores salários