Que tal conhecer o país menos corrupto do mundo?
Oi pessoal, tudo bem?
É isso mesmo, pelo terceiro ano consecutivo a Nova Zelândia foi eleita o país menos corrupto do mundo. A pesquisa, que traz resultados de 2017, foi elaborada pela Transparência Internacional e avalia a percepção da corrupção no setor público de 180 países.
Para você entender melhor como funciona esse ranking ele pontua e classifica os países com base em análises de especialistas e executivos de empresas sobre a corrupção no setor público. São pontuados aspectos como propina, desvio de recursos públicos, burocracia excessiva, nepotismo e habilidade dos governos em conter corrupção.
A análise é feita através de uma pontuação de 0 a 100. O país que recebe nota zero 0, em cada um desses quesitos, tem um alto grau de corrupção e o país que recebe nota 100 tem um alto grau de integridade.
Países menos corruptos
1 – Nova Zelândia (89 pontos)
2 – Dinamarca (88 pontos)
3 – Finlândia, Noruega e Suíça (85 pontos)
Enquanto isso, desde 2014 o Brasil vem caindo no ranking. Aparece na 96ª posição em 2017, com 37 pontos, e agora está atrás de nações como Arábia Saudita, Burkina Faso, Sri Lanka, Ruanda e Timor-Leste, e está empatado com Colombia, Indonésia, Panamá, Peru, Tailândia e Zâmbia. Mais de dois terços dos países, incluindo o Brasil, está abaixo da média dos 50 pontos. Preocupante não é mesmo?
Bom, quem vive aqui no país menos corrupto do mundo, percebe que a integridade é uma conquista de todos, através das pequenas ações. No supermercado você não precisa de um atendente para checar suas compras, você faz o processo sozinho. Compra, paga e vai embora, simples assim. Parece mentira né?
O que mais você quer saber sobre a Nova Zelândia? Comenta aqui!