Visto Work Visa
Pessoas que desejam trabalhar na Nova Zelândia têm a necessidade de solicitar o visto de trabalho, dentro ou fora da Nova Zelândia. E para isso é necessário solicitar um visto, chamado Work Visa.
Assista o vídeo do Peterson
Existem vários tipos de Visto de Trabalho, mas em geral para solicitar esse visto é necessário fazer a aplicação online diretamente no site da imigração, aqui: www.immigration.govt.nz/new-zealand-visas/apply-for-a-visa
Passaporte (para brasileiros, válido até no mínimo três meses após a data de partida da Nova Zelândia);
1 foto digital – www.immigration.govt.nz/new-zealand-visas/apply-for-a-visa/tools-and-information/acceptable-photos;
Pagamento da taxa apropriada;
Oferta de trabalho – Job Offer;
Descrição da vaga/função – Job Description;
Contrato Individual – Individual Agreement com detalhes de pagamento e condições da proposta de emprego;
Comprovação que o solicitante possui qualificações relevantes para a oferta de trabalho;
INZ1113 – Employer Supplementary Form – Formulário INZ1113 – Formulário do Empregador, é utilizado para empregadores/empresas que ofereceram uma vaga para um estrangeiro que esteja solicitação um Work Visa.
O empregador deverá fornecer comprovação que tentou achar mão-de-obra local, uma pessoa que já possua visto de trabalho ou autorização para trabalhar sem visto, como residente ou cidadão Neo-Zelandês ou Australiano.
Exigência de salário mínimo de NZ$25.50 por hora, para que consiga um visto com duração de 3 anos e que dá direito ao parceiro solicitar um vsito de trabalho através da parceria e filhos dependentes possam estudar gratuitamente como Domestic Student, como filho dependente.
E caso a vaga pague menos que NZ$25.50 por hora, o visto teria duração apenas de 6 meses, e além da comprovação normal exigida, conhecida como Labour Market Test, onde o empregador deve fazer anúncio e se esforçar para buscar tal maão de obra primeiramente de cidadão ou residente neozelandês, e somente caso não consiga poderá oferecer tal vaga para um estrangeiro. Quem ganha abaixo de NZ$25.50 por hora também é exigido solicitar o Skills Match Report junto ao Work and Income New Zealand, nesse caso o parceiro só teria direito a solicitar um visto de visitante e filhos tem direito ao visto como filho dependente.
Para o filho ter direito ao visto como filho dependente, o pai ou mãe, tem que ganhar pelo menos NZ$43,322.76 ao ano.
Comprovação que o solicitante possui experiência profissional relevante para a oferta de trabalho;
Comprovação que o solicitante é capaz de atender às exigências para registro profissional na Nova Zelândia – caso haja exigência – depende da área, as profissões que é necessário registro;
Para quem for permanecer na Nova Zelândia por período superior a 6 meses e menos de 12 meses deve apresentar um Raio X de tórax e para aqueles que for permanecer na Nova Zelândia por período superior a 12 meses, além do Raio X de tórax também deverá fazer um exame médico geral, feito com médico credenciado, veja aqui a listagem e sobre os exames exigidos.
Para quem for permanecer na Nova Zelândia por período superior a 24 meses (incluindo o tempo que você já ficou na Nova Zelândia), deverá apresentar o Atestado de Antecedentes Criminais – Police Certificate. Cada país tem um processo específico para essa solicitação, para cidadãos brasileiros deverá ser feito pelo site da Polícia Federal, já cidadãos portugueses deverão fazer a solicitação do Certificado de Registo Criminal.
Para renovação do visto de trabalho, é necessário fazer uma nova solicitação à imigração.
* Todos formulários e documentos devem estar em inglês ou acompanhados de traduções autorizadas.
** Muitas mudanças com categorias de vistos de trabalho ocorrerão após 2021. Todas categorias de vistos de trabalho serão fechadas e um novo formato será utilizado, conhecido apenas como TEMPORARY WORK VISA. Fiquem de olho aqui no site, no canal no YouTube.com/NZVisto e no Instagram @nzvisto que Peterson irá postar as mudanças, assim que forem ocorrendo.